sexta-feira, 19 de abril de 2013

Sociolinguística e Psicolinguística"



Sociolinguística é o ramo da linguísticaque estuda a relação entre a língua e a sociedade.
Há três termos importantes para a sociolinguística que podem ser facilmente confundidos entre si:
Variedade -  a variedade são as diferentes formas de manifestação da fala dentro de uma língua, a partir dos diferentes traços que a condicionam.

As variedades linguísticas classificam-se como:
Dialeto: modo particular de uso da língua numa determinada localidade. Diferente do que pensam muitos linguistas, o termo dialeto não serve para designar variedade linguística.
Socioleto: é a variedade linguística de um determinado grupo de falantes que partilham os mesmos traços e experiências socioculturais.
Idioleto: é o modo particular de cada indivíduo expressar-se através da fala.

Psicolingüística é o estudo das conexões entre a linguagem e a mente que começou a se destacar como uma disciplina autônoma nos anos 1950. Ela não se confunde com a Psicologia da Linguagem por seu objeto e metodologia, apesar de muitos teóricos afirmarem que a Psicolingüística é um ramo interdisciplinar da Psicologia e da Linguística. De alguma maneira, seu aparecimento foi promovido pela insistência com que o lingüista Noam Chomsky defendeu, naquela época, que a linguística precisava ser encarada como parte da psicologia cognitiva, além de outros fatores como o interesse crescente da Lingüística pela questão da aquisição da linguagem.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociolingu%C3%ADstica
http://pt.wikipedia.org/wiki/Psicolingu%C3%ADstica
 

Semiótica e Semiologia"




A Semiótica (do grego σημειωτικός (sēmeiōtikos) - literalmente, "a ótica dos sinais").

É a ciência geral dos signos e da semiose que estuda todos os fenômenos culturais como se fossem sistemas sígnicos, isto é, sistemas de significação. Ambos os termos são derivados da palavra grega σημεον (sēmeion), que significa "signo", havendo, desde a antiguidade, uma disciplina médica chamada de "semiologia".

A semiologia do grego semêion (= signo) + logia (= estudo).

É a ciência ou discurso que estuda os sistemas de signos. O termo semiologia nascido no Cours de Linguistique Général (1915) de Ferdinand de Saussure foi utilizado na Europa durante algum tempo, ao passo que o mundo anglo-saxónico preferiu a designação de semiotics (semiótica) a partir de Charles Sanders Peirce (1931).





FONTE:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Semi%C3%B3tica
http://www.infopedia.pt/$semiologia